Vale a pena ter uma lava louças

Vale a pena ter uma lava louças

Se você está lendo esse artigo, provavelmente tenha feito essa pergunta para si mesma ou para outros: Vale a pena ter uma lava louças em casa?

Hoje, então, decidi contar minha experiência com essa belezinha e quando digo belezinha, não estou me referindo exatamente apenas ao serviço que ela faz por mim mas porque uma cozinha que tenha uma lava louça é mesmo bem bonita e moderna independente do estilo.  Então, além de ser uma ótima ajudante, ela ainda faz parte da decoração e isso é fato!

O meu modelo de lava louças

Desde que iniciei a reforma aqui em casa, lá pelos meados de 2014, já que a casa estava realmente precisando rsrs acredite…comecei a visitar muitos blogs de decoração, reforma e essas coisas e com isso, também ingressei em muitos grupos das redes sociais desse tema o que é bem legal porque muitas dúvidas nossas com relação a esse assunto são sanadas nos grupos.

Quando você começa a participar desse tipo de grupo, começa a perceber que de decoração não entende nada, pelo menos foi assim comigo, começa a ver coisas diferentes e bonitas, desejá-las também, e muitas vezes, aquilo que você nunca tenha imaginado ter ou até mesmo acreditado que não valeria a pena, você começa a ver com outros olhos…foi assim que minha relação com a lava louças iniciou rs…

Eu não gosto muito de lavar a louça, confesso, mas odeio ver a pia cheia de pratos e copos e panelas sujas.Com a correria do dia a dia, as vezes ter a pia impecável acaba dando muito mais trabalho.

Foi aí, que postagens com a queridinha do momento começaram a me chamar a atenção! Deveras, ela é mesmo muito lindinha!

Comecei a pesquisar e ler muito a respeito, afinal, uma lava louças é um bem “bemmmm carooo” rsrs…Depois de pesquisar escolhi qual eu  queria ter, mas como o preço estava bem salgado eu fiquei como uma verdadeira caçadora em selva rs…esperei pacientemente por cerca de 8 meses até que surgisse uma promoção que eu pudesse comprá-la.

A minha foi adquirida em uma madrugada, quando vi que o preço estava compensando! Olha, talvez você esteja se perguntando: Mas de madrugada??!! Só quem faz reforma, no estilo “faça você mesmo” para economizar entenderá o que digo rsrsrs….

A minha lindinha lava louças de inox

Enfim e até que fim ela chegou! Que alegria rsrs! Minha lava louças 9 serviços da Electrolux Inox. Escolhi esse modelo porque é grande, linda, combina com a minha cozinha, e é de INOX rs… Foi amor a primeira vista, literalmente da minha parte!

Uma pedra no caminho

Mas, infelizmente, ela me deu algumas dores de cabeça. Mas leia até o final, compensa!

Após 3 meses de uso, a minha queridinha começou a enferrujar! Percebi pequenos, minúsculos pontos de ferrugem no assoalho e no filtro. Confesso que fiquei muito, mas muito frustrada! Como uma lava louças de inox (inoxidável, diga-se de passagem) pode enferrujar assim, em tão pouco tempo?

Entrei em contato com a empresa, e disso não posso reclamar porque fui prontamente atendida e eles fizeram a  troca da minha queridinha!

Infelizmente essa nova queridinha também apresentou o mesmo problema e no mesmo local, e não era mal uso, minha casa havia sido totalmente reformada e com isso havíamos trocado praticamente tudo, era quase tudo novo e nessa época eu nem lavava panelas nela porque tinha receio de estragar mesmo sabendo que tem uma função específica pra isso nela! Novamente a empresa fez a troca (justo né, estava na garantia) e eles me enviaram após minha autorização, um modelo mais novo, era lançamento e um pouco maior. Ainda era linda, de encher os olhos!

Hoje, a minha lava louças é acompanhada por mim, mais de perto! Faço a limpeza dela por fora e por dentro uma vez por semana e observo cuidadosamente os detalhes. É óbvio que não consigo ver tudo, mas tento!

Se ela teve novos focos de oxidação?! Sim, teve, não vou mentir! Mas tenho feito o que está ao meu alcance para retirar e evitar. Esse é o único ponto negativo que tenho a relatar sobre a minha segunda ajudante de casa.

A empresa poderia melhorar esse quesito pois em teoria um produto de inox, que será usado na cozinha, que sofrerá umidade já que é uma lava louça, não deveria oxidar assim, tão rápido!

Mas é importante dizer que, a empresa fez a troca sem dificuldade alguma, valeu!

Como uso minha lava louças

Apesar desse probleminha, posso afirmar e reafirmar que vale muito a pena ter uma lava louças em casa!Ela é definitivamente a minha segunda ajudante, seguida da máquina de lavar roupas!

Lava tudo, tudo! E fica limpinho viu!!E a satisfação e ter a cozinha sempre em ordem é algo que não se explica, se vive rsrs…

Eu uso o sabão em pó específico para ela. Uma embalagem desse sabão tem  cerca de 1 kg, custa em média 30 reais e aqui em casa dura cerca de 6 meses. Além disso, eu também uso o óleo secante específico para lava louças. Ele custa em torno de 15 reais e também dura cerca de 6 meses. há diversas marcas no mercado, aí aconselho ir testando para ver qual a melhor. Uso a minha uma vez ao dia.

Como usar a lavalouças

Aqui somos 3 pessoas, mas sujamos muita louça pois fazemos todas as refeições em casa praticamente todos os dias, isso sem contar as visitas que recebemos com certa frequência.

Assim que tomamos o café da manhã, eu retiro a louça já lavada do dia anterior e coloco a louça suja do café da manhã e assim vou fazendo ao longo do dia até a última refeição, no fim da noite. Aí coloco ela para funcionar ( sempre uso a função “lavagem normal”) que dura quase 3 horas, e vou fazer outras coisas. No dia seguinte a louça está limpa e seca , pronta pra ser guardada 😉 Ahh, detalhe, se eu estiver por perto quando ela termina o serviço, eu somente abro a porta deixando-a entreaberta para que seque ainda mais rápido, mas isso não é uma regra! 😉

Ela tem uma função de jato de água para que a louça acumulada dentro dela não dê mal cheiro, porém nem sempre uso, não sinto essa necessidade já que retiro todos os resíduos antes de por a louça dentro dela, assim como fazemos na pia.

Ela tem outras opções de menor ou maior tempo, aí a escolha do ciclo depende da sua necessidade e da condição da louça suja. Mas todos os ciclos ela usa água quente!

Com relação ao consumo, eu não vi diferença nenhuma, nem de água nem de energia elétrica. No manual vem descrito a quantidade de consumo em cada ciclo. Dizem que economizamos água lavando na lava louças em vez de lavar na pia. Acredito!

Bom é isso! Se você está em dúvida em ter ou não, espero que esse artigo posso ter tirado suas dúvidas, mas caso ainda tem alguma, é só deixar seu comentário logo abaixo!

Envie seu comentário