Receita da Roça: Queijo Parmesão Caseiro Delicioso

Receita da Roça: Queijo Parmesão Caseiro Delicioso

Meninas, hoje vamos ensinar uma receita deliciosa da roça e me faz lembrar muito da época da minha vó, quando eu ia visitá-la em Minas e comia aqueles queijos deliciosos. Essa receita, que é de queijo parmesão, encontrei no canal do youtube, fiz aqui em casa, deu super certo e todo mundo adorou. A primeira vez, confesso que não ficou tão bom, mas insisti e na medida que eu ia fazendo, me aperfeiçoava cada vez mais e agora não quero saber de outra coisa. Não compro mais esses que vendem no mercado, porque esse caseiro que aprendi, é simplemente muito gostoso.

Ingredientes

8 litros de leite, se for aqueles retirados diretamente da vaca , melhor ainda.

2 colheres de sal

2 tampas de coalho líquido

1 colher de sopa de urucum

Como preparar

O processo para fazer esse queijo é igual a todos os outros, que é de coalhar o queijo, mas diferentemente do outro artigo que ensinamos aqui no blog que é de como fazer um queijo caseiro com apenas dois ingredientes, este aqui do parmesão não recomendamos o uso de vinagre, apenas o coalho líquido mesmo.

Em primeiro lugar, precisa amornar um pouco o leite, mas não deixe ferver e nem ficar muito quente, é apenas morninho, como o leite que damos aos bebês. Se a sua região for muito quente ou se a temperatura do dia estiver superior a 32 graus, não será preciso fazer esse processo de aquecimento.

Depois que o leite estiver morninho, acrescente as 2 tampas de coalho líquido, misture e deixe agir por 40 minutos para que o leite venha coalhar.

Passado esse tempo, mexa com uma colher de pau e então irá perceber que se formou uma massa, aguarde a massa ficar no fundo da panela e comece a retirar o excesso de soro que ficar por cima. Deste excesso de soro, ponha um pouco numa caneca, e o resto, pode descartar.

Lembrando de não retirar todo o soro desta massa que está na panela, porque vamos cozinhá-la com esse soro mesmo, por aproximadamente 20 minutos. Enquanto liga o fogo para cozinhar a massa, pegue 1 colher de sopa de urucum e ponha na caneca que colocamos um pouco de soro quando retiramos o excesso da panela, misture e deixe reservada até que a massa esteja cozida. Enquanto ela estiver cozinhando, vá mexendo com a colher de pau.

Quando passar esses 20 minutos de cozimento, antes de desligar a panela, pegue o alecrim que está no soro da caneca para coar direto na panela com a massa cozida. Mexa para misturar e desligue o fogo em seguida. Irá perceber que a cor modificará um pouco.

Deixe descansar por 15 minutos e depois é preciso coar a massa. Esprema bastante. Aguarde mais 12 horas e novamente esprema para retirar todo o soro do queijo. Agora, aguarde mais 12 horas.

Em um recipiente, ponha 2 colheres de sal e cerca de 800 ml de água, ponha o queijo dentro e coloque várias pedras de gelo por cima do queijo para derreter e descansar por 3 dias.

Decorrido esses 3 dias, retire o queijo da água para dar início ao processo de cura do parmesão.

Processo de cura do queijo parmesão

Pegue um paninho limpo e seque bem o queijo e deixe descansar por aproximadamente 7 dias, sendo que de 12 em 12 horas, vá virando o queijo até que desinche bem. Depois, passe um pouco de azeite extra virgem no queijo para alisar e em seguida retire o excesso com outro papel toalha. Aguarde mais uns 5 dias, e vá secando o queijo de 2 a 3 vezes, diariamente.

O vídeo que aprendi como fazer esse queijo foi no canal Culinária #Marilene Sarah Fialho . Seria interessante, visitarem o canal e darem uma olhada lá para ver exatamente como é feito o queijo, o momento em que a cor do queijo muda e o ponto exato. O título do vídeo é Queijo Parmesão Feito em Casa (Receitinha da Roça).

Espero que tenham gostado!

Envie seu comentário