Saiba o que é Herpes e se essa doença tem cura!

Saiba o que é Herpes e se essa doença tem cura!

Você sabia que pode ter o vírus da herpes sem nunca ter apresentado qualquer um dos sintomas?

Hoje, nós vamos falar aqui, sobre essa doença que mais contamina no mundo, perdendo apenas para a gripe!

O que é Herpes?

Não vamos falar em termos técnico, até porque pode não ser compreensível a todos, mas de uma forma geral, podemos dizer que a herpes é uma infecção recorrente que inicia com um formigamento e forte coceira na região afetada para depois aparecer as bolhas que no final se transformam em feridas.

A herpes pode aparecer em qualquer lugar do corpo, porém muito mais comum nos lábios.

Estudos comprovam que 90% das pessoas tem o vírus, mas apenas cerca de 15% apresentam os sintomas, devido a baixa imunidade.

Tipo de Herpes

Herpes Tipo 1

É aquela associada, principalmente, a herpes labial, ou seja, aquela que surgem nos lábios. A contaminação acontece através de beijos, talheres ou contatos íntimos.

Herpes Tipo 2

Esse tipo está mais ligado a parte genital (pênis, nádegas, virilha e vulva). Neste caso, como a pele ou a mucosa foi exposta a algum contato com alguém que já tivesse infectado, ocorreu a contaminação. Por isso a recomendação do uso da camisinha, pois além da herpes, protege também contra outras doenças sexualmente transmitidas.

Herpes Zoster

É aquela causada pelo mesmo vírus da catapora. Esse tipo de herpes é muito conhecido como cobreiro, mas diferentemente da catapora que é transmitida pelo ar, a herpes zoster é transmitida pelo contato. São erupções de bolhas que surgem na pele.

Tem cura?

Sinto informar, mas a resposta é não. A herpes não tem cura, isso porque o seu DNA é super complexo, o que impossibilita o surgimento de remédios que eliminem para sempre o vírus do organismo. Existem apenas medicamentos que tratam e evitam os sintomas.

O remédio mais usado para tratar as crises é o Aciclovir.

Mas lembrando que manter um boa alimentação, evitar o estresse e aumentar a imunidade colaboram para impedir que os sintomas surjam com tanta frequência.

Vale dizer que em algumas pessoas, o vírus ficará adormecido por toda vida, sem se quer um dia se manifestar.

Então, espalhe essa informação para o máximo de pessoas que puder, para que todas tenham conhecimento do que é a herpes.

Envie seu comentário