Acabou a energia em casa? Use uma batata!

Acabou a energia em casa? Use uma batata!

Olá meninas, tudo bem?

Hoje lemos uma matéria muito interessante no site do BBC Future que fala sobre uma descoberta do cientista Haim Rabinowitch e seus colegas pesquisadores. A descoberta parece meio bizarra, pois trata-se da possibilidade de gerar energia elétrica com uma simples batata.

Segundo ele, “Uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias” ???

Confesso que fiquei impressionada e só conseguia pensar nos dias que a luz acaba e a gente precisa ficar acendendo vela!

Então, vamos explicar como isso foi possível, já que sempre aprendemos que a energia não pode ser criada e nem destruída, mas apenas transformada. E que tipo de transformação foi essa?

Como foi feito esse experimento de gerar energia com a batata?

Foi usado dois metais com cargas opostas: zinco (eletrodo negativo) e cobre (eletrodo positivo)

A batata foi cozinhada por 8 minutos e fatiada em 4 a 5 pedaços, o que possibilitou a energia ser 10x mais eficiente.

O processo que faz a batata acender a lâmpada tem uma lógica simples, esse metais utilizados de cargas opostas fez com que a batata criasse uma reação química liberando os elétrons e a energia acabou sendo liberada exatamente quando essa corrente entre o cobre e o zinco fluiu. Isso aconteceu porque os tecidos orgânicos da batata foram quebrados após o seu cozimento e isso facilitou o movimento dos elétrons e consequentemente produziu mais energia.

Por que essa informação não é divulgada?

Essa informação não é divulgada por uma única razão, a batata trata-se de um alimento que á bastante consumido no mundo inteiro e com tanta fome em vários países, uma informação como essa pode ser considerada bastante polêmica.

A questão é: será também que não há interesse político que isso se espalhe?

Sabemos que os custos para desenvolver esse tipo de tecnologia para distribuir as casas parecem ser bem menores à ter que fabricar lâmpadas de querosene, isso porque é muito barato fabricar placas de zinco e cobre que foram utilizadas nesse tipo de tecnologia.

Mas imaginem só, nunca mais comeríamos batata na vida! ?

Comente. Dê sua opinião! O que vocês acham?

E não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.
 

Envie seu comentário