Saiba quais são as causas da Fibromialgia: Doença que causa dores pelo corpo

Saiba quais são as causas da Fibromialgia: Doença que causa dores pelo corpo

Hoje, não vamos falar sobre economia doméstica, mas sim sobre uma síndrome que afeta, em sua grande maioria, as mulheres, a chamada Fibromialgia!

Você conhece alguém que se queixa de fortes dores pelo corpo, dores que não passam rapidamente, mas que duram longo período de tempo? Então, possivelmente pode ser Fibromialgia. Logo, é aconselhável que busque orientação médica.

É claro que essa síndrome não apenas se manifesta com a dor, geralmente além da dor, a pessoa pode sentir dores de cabeça, cansaço, alterações de humor e por incrível que parece, até depressão e ansiedade. Então, vamos abordar agora quais são as causas dessa doença.

Causas da Fibromialgia

A fibromialgia ainda é um mistério para medicina, pois suas causas normalmente são desconhecidas, mas é possível que a genética influencie no desencadear da doença, existem pessoas da mesma família que possuem a síndrome, por isso, é recomendável que procure ajuda de um médico especialista para um possível diagnóstico, caso esteja apresentando também alguns dos sintomas.

Algo que nos chamou bastante atenção é que uma das possíveis causas da fibromialgia

“são os estímulos captados e interpretados de uma maneira anômala pelo cérebro, ou seja, um simples abraço ou um aperto de mão mais forte pode desencadear essas dores”, conforme o reumatologista Thiago Bitar do hospital Sírio-Libanês.

Para quem não sabe, maneira anômala significa dizer que é fora dos padrões comuns, isto é, o cérebro da pessoa pode interpretar esses estímulos de forma diferente do que é.

Então, a seguir vamos falar sobre os sintomas para servir de alerta a população, em especial, as mulheres, já que a Fibromialgia é muito mais comum entre elas.

Sintomas da Fibromialgia

Os sintomas mais frequentes são:

  • Dores fortes pelo corpo, não sendo possível identificar exatamente o local da dor, mas é sentido fortemente na região muscular.
  • Geralmente quem possui a doença, ao acordar, sente um cansaço muito forte e uma sensação de que se quer dormiu, e isso está relacionado a um distúrbio do sono, logo frequentemente sente-se casado no decorrer do dia e com muito sono.
  • Costumam também surgir fortes dores de cabeça, tonturas, alterações de memória e dificuldades em se concentrar.
  • Depressão e ansiedade

Tratamento da doença

Antes de pensar no tratamento, é imprescindível o diagnóstico médico que pode demorar alguns meses, pois poderá ser solicitado alguns exames para descartar outras doenças, embora o diagnóstico seja clínico.

Depois de confirmada a fibromialgia, é importante ressaltarmos que não há cura, mas há tratamentos que minimizam os sintomas a fim de facilitar e proporcionar uma qualidade de vida melhor ao paciente.

Dependendo do caso, poderá ser indicado o uso de medicamentos antidepressivos e relaxantes musculares.

A prática de atividades físicas também colabora para uma melhora do quadro, principalmente o PILATES.

A alimentação saudável é fundamental para o controle da doença. Pois na verdade, hábito alimentar saudável é importante para a saúde de qualquer pessoa. Por isso, um nutricionista poderá ajudar no tratamento.

O acompanhamento de um psicólogo também é recomendável, principalmente para as pessoas que apresentem os sintomas de ansiedade e depressão.

Fibromialgia dá direito a algum benefício previdenciário?

Por fim, vamos falar aqui sobre os direitos previdenciários do portador da doença.

Aquele que  já contribui para o INSS e tiver que se afastar do trabalho por mais de 15 dias por causa dos sintomas da fibromialgia, poderá requerer o benefício do auxílio doença, contudo passará por uma avaliação de um médico perito da Previdência e se for constatada a incapacidade total e temporária para as atividades habituais, poderá este médico o afastar.

Esse afastamento se dá não por causa da doença, mas sim por causa dos sintomas que provocam tal incapacidade.

Espero que tenham gostado do artigo e compartilhe para levar esta informação ao número máximo de pessoas!

Até a próxima!

Envie seu comentário