Fermento Biológico Caseiro – Fermento Natural

Fermento Biológico Caseiro – Fermento Natural

Oiii genteee…Hoje vou deixar aqui uma daquelas dicas de “vó” . Isso mesmo: Receita de Fermento Biológico Caseiro – Fermento Natural.

Se assim como eu, você gosta de cozinhar, sempre se aventura em receitas diferentes, receitas comuns, receitas criadas por você mesma, ou está iniciando na lida da cozinha, precisa saber saber fermento caseiro.

Eu não digo isso tão somente por dizer, mas porque o fermento biológico caseiro é muito mais saudável que o industrializado. Entendo que a praticidade de comprar aqueles pacotinhos de fermento seco para pão é grande, mas pensa comigo: Se faço pão, roscas, bolachas entre outras coisitas gostosas para saborearmos com frequência, a longo prazo, quais consequências o uso de fermentos industrializados poderá trazer para mim e para minha família?!

Pois é, eu pensei nisso e comecei a pesquisar sobre como fazer fermento. Lembrava que na minha infância minhas tias faziam um tal fermento então, não foi difícil achar a receita.

Eu sei que muitos preferem menos trabalho e por isso utilizam o industrializado, nada contra. Eu mesma também utilizo, mas como aqui em casa sempre faço pães, roscas, bolachas e outras receitas que utilizam o fermento biológico, preferi não me dar o luxo de sempre usar o industrializado. Bom, luxo é uma maneira de dizer, porque essa receita é muito fácil e prática, com ingredientes que sempre temos à mão, além disso as receitas que usam esse fermento ficam incríveis. Eu não troco por outro não!

Bom, chega de papo e vamos a ele…

  • 4 colheres (sopa) de farinha branca
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 xícaras (chá) de água

Como fazer Fermento Natural

Misture a farinha, o açúcar, e o sal em uma vasilha, gosto de usar vasilhas de vidro. Depois, acrescente a água. Nessa mesma vasilha, deixe essa mistura descansar por dois dias. Você não deverá tampar. Para afastar insetos, cubra com um pano de prato. Durante esse período mexa essa mistura com uma colher de silicone ou de madeira a cada 5 ou 6 horas e já está pronto, acredita?!

A partir daí você já poderá usar nas suas receitas. Essa receita não é daquelas que você faz um pouco, divide, dá para vizinha, fica com a muda (como se fosse uma plantinha) rsrs. Essa é bem mais simples e sem desperdício. Você poderá fazer a sua receita de massa que está acostumada.

E olha, você vai ficar surpresa em perceber o aroma, o sabor e a maciez que as massas feitas com fermentação natural têm. É incrivelmente mais saborosa, mais macia, cheirosa e saudável!

Envie seu comentário