Dicas de Organização Doméstica

Dicas de Organização Doméstica

Hoje falaremos de Dicas de Organização Doméstica e confesso que é algo que estou aprendendo mas que já vejo muita diferença que aliás, estão ajudando muito na rotina do dia a dia na minha casa e consequentemente na minha vida já que trabalho fora, sou mãe, dona de casa, mulher enfim tantas responsabilidades que exigem de mim como de todas nós, tempo, paciência e muita dedicação não é mesmo?!

Bom, aqui vou relatar um pouco da minha história pois acredito que você talvez possa se identificar. Vou contar também como e porque decidi parar tudo para me organizar em todos os sentidos.

Eu precisava ser mais organizada para ganhar tempo!

Minha história com a Organização do Lar

Como vocês devem saber, ter uma casa impecável, organizada, limpa e cheirosa é o sonho de (quase) todas as mulheres e comigo não era diferente.

Minha casa não é grande mas mesmo assim mantê-la da forma que eu sempre sonhei todos os dias parecia mesmo um sonho rsrs…digo isso porque todos os dias tinha impressão que tudo estava para ser feito, fora do lugar.

Quase sempre tinha que fazer as mesmas tarefas! Chegava do trabalho e tinha tantas coisas na casa para fazer que já não sobrava mais tempo para mim mesma! E isso me frustrava muito, já que eu queria ter tempo de cuidar de mim mesma!

E acabava tendo que escolher entre, por exemplo, fazer as unhas ou passar roupa rs…

E aquela rotina diária estava me cansando deveras…Eu não podia reclamar, pois aqui todos ajudavam na arrumação e limpeza mas também todos colaboravam na desorganização completa, incluindo eu mesma!

Porém, eu ficava desanimada com aquela situação, isso sem contar a enorme irritação que sentia quando via tantas coisas por fazer em tão pouco tempo. Eu queria, ou melhor eu precisava de mais tempo pra mim mesma. Pra assistir um filme, ler um livro, fazer as unhas enfim, pra relaxar…

Comecei, então, a ficar incomodada com aquela situação e foi aí que decidi a pesquisar vídeos e blogs que tratavam do assunto organização e passei a tentar mudar isso aqui em casa.

organização doméstica e organização emocional

A hora da mudança

Montei cronograma de tarefas domésticas que claro ajudou muito, mesmo não sendo feito com a constância que gostaria. Comprei uma ajudante número 2 que é a minha tão querida lava-louças, já que a número 1 é a lava-roupas! Ensinei minha filha a organizar o quarto dela, enfim…

Mas mesmo assim, ainda não estava do jeito que eu queria ou melhor precisava porque quando falamos de dicas de organização doméstica eu tinha a visão apenas de casa arrumada, limpa e cheirosa…hoje sei que vai muito além disso, sei também que saber se organizar ajuda muitas outras áreas que vão além do lar. Traz harmonia, tempo para fazer outras coisas tão importantes quanto as tarefas domésticas e que muitas vezes acaba ficando em segundo plano por falta de organização e consequentemente, tempo. Isso sem contar no estresse e cansaço que a rotina desorganizada causa.

Assistindo alguns vídeos e lendo alguns blogs comecei a ter uma ideia de organização que comecei a por em prática, mas olha, sabe quando começamos fazer dieta e reeducação alimentar? Sabe aquela sensação de que não conseguiremos porque é muito difícil?

É exatamente essa a sensação que tive nas primeiras semanas, afinal de contas estava reaprendendo, se é que posso dizer assim, e o mais difícil é que todas as pessoas que moram comigo precisavam ter o mesmo foco: organização!

Organização Doméstica e Organização Emocional

Continuando minha história, depois de duas a três semanas, as coisas começaram a melhorar mas ainda faltava muito para o que eu precisava, por isso, continuei pesquisando e foi aí que conheci o curso Organização Emocional da Paty Penna.

Talvez você pense assim; “Não precisa de curso de organização doméstica para por as coisas em ordem aqui!” Eu também pensava assim, mas só quando comecei a me organizar, ou melhor tentar, é que percebi que somente tendo um suporte assim, me ajudaria a conquistar o que eu realmente precisava e principalmente fazer com que todos que morassem comigo participassem dessa nova rotina. Isso é muito importante para que dê certo!

Se você também sofre com a desorganização, falta de tempo para você mesma e para sua família e sonha com um lar organizado, harmonioso, limpo e cheiroso todos os dias vou deixar aqui algumas dicas de organização doméstica incríveis que se forem colocadas em prática, já te ajudarão e muito nessa tarefa.

Talvez você possa não saber e entender assim como eu também não sabia, mas a organização doméstica está intimamente ligada a organização emocional.

Os especialistas dizem que a nossa casa “fala” de como somos ou como estamos naquele momento! Não é à toa que quando eu via minha cozinha desorganizada, por exemplo, me sentia muito mal, sem paciência, irritada porque a cozinha, pra mim, é o coração da casa.

como manter a casa organizada

Como Manter a Casa Organizada

Se você tiver um tempinho livre para organizar algo na sua casa, faça! Pode ser 5 minutinhos. Esse tempo somando a tantos outros durante o dia a semana, farão uma enorme diferença na arrumação. Com esse tempo é possível organizar uma gaveta, um criado mudo, uma mesa enfim…aproveite e tempo!
Tirou algo do lugar, volte-o para lá! Pode parecer redundante isso, mas olha, aqui em casa tínhamos o péssimo hábito de tirar um livro para ler e deixá-lo e qualquer lugar, por exemplo, no sofá ou na mesa da cozinha. Agora imagina todos da casa com esse hábito…e fazendo isso todos os dias com objetos diferentes…
Sujou? Limpe imediatamente! Aqui em casa o piso é o porcelanato polido…lindão, um brilho incrível mas para que ele fique assim, precisa estar limpo! Uma gota de água que cai já é motivo para manchas, infelizmente! Aí você pode dizer e pensar assim:” mas ficar limpando toda hora me fará ainda mais escrava da limpeza!” é aí que você se engana, assim eu também, porque limpando no mesmo instante não acumula e não fica cansativo, além disso, não será só você a limpar mas sim aquele que sujou.
Faça uma “geral” na cozinha antes de dormir, principalmente! É péssima a sensação de acordar pela manhã e ver a cozinha desorganizada, com louça suja na pia, mesa desarrumada, etc…por isso, antecipar a limpeza da cozinha ajuda muito a organização do dia seguinte!
Arrume as camas assim que levantar! Ter as camas arrumadas dão um clima agradável ao quarto!

Rotina de Organização Doméstica

Uma das dicas de organização doméstica consiste em montar um plano de tarefas para o dia seguinte, mesmo que mentalmente, se você tiver facilidade de memorização. Isso ajuda muito a antecipar algumas atividades, otimizando mais o tempo.

Outra dica é que para que a organização funcione e dure por muito tempo, faça com que seja prática, funcional. Itens mais utilizados devem ficar em locais com fácil acesso. então a regra básica aqui é simplifique a organização o máximo possível. Cuide da estética sim, mas antes disso pense na praticidade!

Não guarde coisas desnecessárias! Procure se desfazer daquilo que não serve mais, que não tem mais utilidade para você. Então, desapegue! Pense assim: Para cada item que entrar outro deve sair! Doe! Assim você não acumulará coisas inúteis.

curso de organização emocional

Concluindo…

Veja que essas dicas simples já são um bom começo!

E acredite que a organização trará a você e toda a sua família muito mais qualidade de vida e tempo! Porque é tão bom chegar em casa, mesmo depois de um dia exaustivo de trabalho e sentir o aconchego do lar não é mesmo?!

E olha, não precisa ser uma casa chique, mas que represente um pouco de você um pouco da sua história, da sua família enfim que tenha sua “cara” e que todos que entrem nela sintam a leveza do espaço, a organização enfim sintam-se bem e pra que isso aconteça é necessário tirar tudo tende a pesar o ambiente.

Se você se identificou com minha história, gosta de decoração, ama e sonha com um lar mais do que organizado mas que também seja harmonioso eu recomendo curso de Organização Emocional da Paty, que entende muito do assunto organização e decoração, e tenho certeza que você vai se encantar também e logo terá resultados incríveis, terá mais ânimo, disposição, uma rotina equilibrada e harmônica!

Envie seu comentário