Decoração Retrô e Vintage com toque Moderno em 16 ideias incríveis

Decoração Retrô e Vintage com toque Moderno em 16 ideias incríveis

Se tem um estilo, ou melhor, dois estilos que estão super em alta r que realmente merecem lugar de destaque por aqui, são esses! Hoje falaremos um pouco sobre Decoração Retrô e Vintage com toque Moderno em 16 ideias.

O estilo retrô e o vintage são estilos que ganharam os corações de muitas pessoas, ainda mais para quem deseja relembrar épocas antigas e ter uma decoração que foge do convencional.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que esses dois estilos não são sinônimos, ainda que haja muitas semelhanças. Então, como diferenciá-los?

O termo “retrô” tem sua origem na década de 50 e 60, tendo o nascimento mais especificamente na França. É uma abreviação da palavra “retrógrado”. A intenção é fazer uma releitura dos estilos antigos para a nossa época atual. Ou seja, as peças ganham uma nova roupagem, com uma aparência semelhante ao que era produzido anos atrás, de forma simbólica.

Atualmente, a busca por itens que reinterpretam objetos antigos estáem expansão, já que o estilo retrô se tornou também uma referência na decoração. Por essa razão, têm  sido comum observarmos peças que antes, cerca de cinco anos atrás,  não  víamos decoração como por exemplo, abajur de chão,  móveis com pés  palito,  cadeira eames entre outros.

Além disso, há quem combine o estilo retrô com o vintage, ou seja, ao mesmo tempo em que você faz o seu projeto com mobiliário que tenha uma aparência retrô e dar toques vintages como o uso dos boiseries, ou vice-versa.

Por falar em estilo vintage, precisamos defini-lo também. O termo “vintage” surgiu para se referir a algo clássico e antigo, que foi usado e ainda permanece em bom estado de conservação e qualidade. Geralmente, diz respeito aos artigos usados nas décadas de 1920.

Hoje em dia, podemos encontrar itens vintage em brechós, antiquários ou até  mesmo em lojas especializadas, muitas vezes, tendo um alto valor, já que são peças originais  e conservadas de uma época.

Também precisamos dizer que essas duas tendências também são utilizadas em harmonia com outros estilos na decoração como acontece com estilos como o minimalista,  boho, provençal e olha, fica lindo.

Mas como dar o toque moderno na decoração com essas tendências? Um exemplo comum é a utilização do estilo vintage, por exemplo com o provençal: mobiliário branco e toque rústico do amadeirado em mdf, cores neutras como o cinza na maior parte da decoração e tons pastéis em pequenos objetos.

Agora, vamos deixar aqui algumas ideias em que essas tendências foram utilizadas de forma harmônica, em conjunto ou não, com outros estilos diversos para que você salve na sua pasta de inspirações  a que mais gostou.

Fonte @134nocapricho

Fonte @nossa_casinha_retro

Fonte @minha_casa_decorada

Fonte @bolo_de_mae

Fonte @lardamarlyni

Fonte @apt515luz

Fonte @aleiladecora

Fonte @aline_nascimento89

Fonte @familiade3

Fonte @osdiasnacasacolorida

Fonte @teak.n.terracotta

Fonte @apertoape

Fonte @a_casa_26

Fonte @diydecordapam

Fonte @sonhandonoape

Fonte @apezinho.186

Envie seu comentário