Como Usar Cores Neutras na Cozinha
- Por Jenny Silva
- Em Decoração
- 29 JUN 2020
- 17H28

Como Usar cores Neutras na Cozinha
Com o novo estilo de apartamentos e casas, o chamado de conceito aberto, que por sinal, tem sido cada vez mais comum, a cozinha se tornou o principal ambiente social. Por isso, montar e decorar esse espaço é muito mais do que simplesmente inserir armários e eletrodomésticos. Harmonizar cores e materiais se tornaram uma tarefa essencial na desse espaço e uma das dúvidas que surge em quem prefere usar cores claras e confortáveis é Como Usar cores Neutras na Cozinha.
É interessante definir qual a sensação que o projeto pretende passar com a cor escolhida. Sendo assim, O ideal é seguir algumas dicas básicas e até fáceis, para não errar na cor e também no estilo.
Mas antes de tudo é impreterível saber quais são as cores neutras.
As cores neutras são conhecidas por sua atemporalidade, ou seja, elas nunca saem de moda. É por isso que muitos relacionam o preto e branco para responder a pergunta de “quais são as cores neutras”. Mas a verdade é que existem outros tons que são até mais indicados do que o clássico preto e branco para assumir o título de “cor neutra”, como: branco, variações do marrom e do cinza, fendi e off White.
Agora que já temos essa noção, vamos entender como usar essas cores no espaço que, na minha opinião, é o mais alegre da casa.
Em cozinha pequena a dica é que se Priorize as cores claras nas paredes e aposte em detalhes decorativos coloridos. Das opções fique com o off white, cinza gelo, marfim e palha. Cores como cinza tela, algodão egípcio, cinza crômio, broto de feijão também são boas indicações.
Já se a Cozinha é comprida como a maioria dos apartamentos atuais a dica para tirar a sensação de aperto que um corredor proporciona, procure pintar as paredes menores com cores um pouco mais escuras que o restante do ambiente, verá como isso funciona bem para essa sensação.
Já se a necessidade é alongar a cozinha, propomos que pinte as paredes opostas com a mesma tonalidade escura, assim a sensação de profundidade aumenta sem interferir na funcionalidade e propósito.
Para bancadas de granito a opção é usar cores claras, se a intenção é que o ambiente traga a sensação de conforto, tranquilidade isso sem contar de cores claras como branco, tons de bege e cinza combinam muito bem com decorações neutras, mas aqui vale um recado: como as bancadas de granito tem a possibilidade de manchar, talvez a opção mais adequada seja substituir o branco pelo cinza ou bege mais escuro.
Há quem opte por usar o preto, que claro, combina bem com ambientes neutros já que preto combina com tudo. Mas ele deixa o ambiente um pouco mais fechado e sóbrio.
Com relação a cor dos móveis, armários e eletros a dica ainda é optar por cores igualmente neutras ( off White, branco, tons de cinza, tons de marrom, fendi) para manter a proposta.
Normalmente, no mercado/ marcenarias e lojas de móveis é possível encontrar uma diversidade grande de cores neutras para compor a cozinha dos sonhos, com riqueza de detalhes, texturas e gostos. O importante é pensar na funcionalidade sempre.
Vidros para armários em cozinhas neutras.
Aqui, a ideia é usar desde o tradicional transparente até os coloridos desde que obedeçam a paletas de cores neutras.
Também possível usar os reflectas e espelhados que têm nas cores bronze, prata e assim por diante. Mas isso é uma questão de gosto, claro, e de senso já que quem gosta desse estilo, normalmente quer um ambiente mais uniforme.
Objetos decorativos em cozinhas neutras
O ponto positivo de usar cores mais neutras na decoração é que te abra a possibilidade de usar toques de cores, por isso, você poderá optar por manter os padrão neutro com objetos e eletros brancos, pretos e inox ou ousar com cores como vermelho, rosa, azul etc e até mesmo as que então na moda como rose gold, prata e cores candy ( cores pasteis).
.