Como otimizar o espaço da sala pequena e deixá-la bonita e funcional

Como otimizar o espaço da sala pequena e deixá-la bonita e funcional

Oiii gente, quem aqui não sonha com uma casa ou apartamento espaçoso, organizado e bem decorado? Porém, o que temos visto é que os imóveis são cada vez menores, criando aquela sensação de pouco espaço que quase não dá para colocar móveis como desejamos e deixar do nosso jeitinho. Então, como otimizar o espaço da sala pequena e deixá-la bonita e funcional?

Contudo, algumas ideias de como otimizar o espaço da sala pequena e deixá-la funcional e bonita, fazendo com que esse espaço tenha aquele toque acolhedor que a sala deve ter. Pensando nisso, traremos algumas dicas e inspirações para que vc consiga ter lindas ideias para a sua sala.

E a primeira dica é Optar por paletas com cores claras. Pode até parecer repetitivo, porque sempre falamos isso, especialmente para quem acompanha a página e o blog ha algum tempo,  a harmonia entre cores claras e espaços reduzidos é perfeita. Elas valorizam os detalhes, criam sensações de amplitude,  conforto, limpeza e calma.

Você  até pode escolher os tons neutros claros, pois eles trazem a sensação de ampliação a qualquer ambiente, exatamente por deixá-lo mais claro. Por isso, o primeiro ponto a ser observado e pensado na hora da reforma, construção e decoração de uma sala com pouco espaço é exatamente na paleta de cores que será  usada. Até mesmo porque se a base principal for uma cor clara e neutra, fica muito mais fácil fazer combinações que deixarão o ambiente mais bonito e elegante,  não importa o tamanho do espaço.

Foque na iluminação: Mais uma dica importante, porque um ambiente estrategicamente bem iluminado também traz sofisticação  à decoração, além  de ajudar a criar, ainda que ilusoriamente, sensação amplitude. E se combinado com espelhos, essa sensação fica ainda mais visível e requintada.

Então, trabalhe com iluminação focalizada, que prestigia pontos que merecem ser destacados e para isso indicamos o uso do abajur de chão que deixa a decoração caprichosa, além de utilizar outros pontos para iluminar como por exemplo sobre a mesa de jantar, sobre o painel sobre o TV, sobre algum objeto decorativo que queira chamar a atenção, sobre o espelho ou outro elemento que você queira priorizar.

Também devemos considerar que se você tem a intenção de produzir uma iluminação mas acolhedora, deve optar por uma iluminação quente. No entanto, não deve deixar a iluminação fria, pois ela é perfeita para aqueles momentos em que você precisa de uma iluminação mais clara como quando irá receber visitas.

Na hora de planejar o mobiliário, pense em móveis que possibilite várias funcionalidades.

Para quem não tem muito espaço, aqui vai outra dica de ouro.  Utilizar, sempre que possível, móveis planejados já que eles são personalizados de acordo com a sua necessidade e espaço disponível.

Além disso, a utilização de móveis com várias funcionalidades como por exemplo, um canto alemão em que você pode utilizar o banco como baú, prateleiras no lugar do rack da TV já que você pode utilizar a parte inferior da prateleira para colocar algum objeto maior ou o puff entre outras opções. Outra ideia é optar por mesa redonda, elas ocupam menos espaços.

Sempre mencionamos as prateleiras. Por ser um item barato, que vc mesmo poderá instalar, elas também são atemporais, já que não saí de moda, combina com tpdos os estilos. São muito funcionais, pois vc poderá colocar itens que usados no dia a dia.

Além dessas dicas já passadas, podemos citar o sofá retrátil e mesa redonda. Veja essas inspirações de salas pequenas, decoradas com muito capricho. Observe como cada detalhe faz a diferença na otimização de espaços.

Fonte @3decorando

Fonte @oapedapathy

Fonte @reservaparanosdois

Fonte @apezinho92a

Fonte @aleiladecora

Fonte @myhome.190

Fonte @casiinha.com.amor

Envie seu comentário