Como Fazer um Mini Jardim de Suculentas + 16 inspirações.

Como Fazer um Mini Jardim de Suculentas + 16 inspirações.

Muitas pessoas acham que não conseguem ter plantas naturais em casa, seja pela falta de um espaço com luz natural e boa ventilação, seja porque não se sentem capaz de cuidar das plantas. Mas hoje vamos te mostrar uma forma muito bonita e prática para tê-las como parte integrante do lar, pois tr plantas em casa é uma escolha que traz muitos benefícios. Isso porque são muito charmosas e dão um toque todo especial na decoração de um imóvel, por mais simples que essa decoração seja. A ideia de hoje é falar sobre como fazer um mini jardim de suculentas + 16 inspirações.

As plantas naturais ajudam a purificar o ar, sugestionam um decoração mais harmoniosa e acolhedora, e dão um toque especial que só quem as tem consegue entender o que quero dizer.

Não ter espaço e pouca luminosidade natural não deve ser um impeditivo a esse cultivo. Espécies como as suculentas e cactos tem ganhado espaço nos lares justamente por causa dessa possibilidade, já que são espécies de origem desértica e, por isso, mais resistentes a pouca água e demandam menor tempo para o cuidado no dia a dia, ou seja, simplesmente perfeitas para quem quer ter um verdinho dentro de casa. Além disso, elas são muito bonitas e combinam com qualquer estilo de decoração. E por serem assim, a ideia é justamente criar um mini jardim desses belezuras.

Veja as principais espécies de plantas para colocar em um jardim de suculentas

As suculentas são espécies autônomas no armazenamento de água. Atualmente, no Brasil, há mais de 2 mil desse tipo de planta de folhas gordinhas e suculentas.

Pensando nisso, o primeiro passo e ser considerado é quais as melhores espécies de suculentas para cultivar em seu mini jardim e se você quer que ele tenha plantas maiores ou menores. Para vasos maiores, cactos Mandacaru, Lanças de São Jorge ou a Agave serão opções lindas e bastante usadas na decoração.

Agora, levando em consideração a escolha por plantas menores e até mesmo delicadas, a utilização de mini samambaias, mini cactos, Flor-de-Maio, Gasteria, Echevéria baby ou até mesmo espécies mais floridas, como a Huemia. Kalanchoe e Aortia são, sem dúvidas as mais indicadas e utilizadas. Separamos uma lista com os materiais necessários para um pequeno jardim.

Como as suculentas são plantas de grande resistência à secura, vale a pena optar pelo uso de peças criativas para serem utilizadas como vasos, caixotes, canecas e copos, aquários ou qualquer outro recipiente que possa armazenar terra, pedras, tenha boa resistência à água além de serem bonitos para o jardim.

Que materiais são necessários para um mini jardim de suculentas

Os demais materiais são: Após a escolha do recipiente, substrato preparado com 2 partes de areia, 1 parte de perlita e 3 partes de terra vegetal; ( esses materiais são facilmente encontrados em lojas que vem mateiras para paisagismo); Pedriscos e cascalhos ( temos um artigo falando sobre isso AQUI); Pecinhas decorativas, como conchas do mar, bonequinhos de cerâmicas ou qualquer outro objeto.

Além disso, você poderá precisar de ferramentas de jardinagem como pequenas colheres, por exemplo, que te ajudem com essa tarefa inicial.

Passo a passo para um mini jardim de suculentas

Com o recipiente escolhido para abrigar seu mini jardim limpo, faça pequenos furos no fundo para evitar o acúmulo de água que pode apodrecer as raízes, isso é importante;

Após, coloque os cascalhos, pedras ou pedriscos, que você tiver previamente selecionado, no fundo do recipiente para que a água drenada pela terra não fique acumulada em contato com a planta;

Em seguida, adicione uma pequena quantidade de terra, coloque a muda da suculenta escolhida. Após acomodar bem a muda da planta, acrescente mais terra ao recipiente; Aperte delicadamente a terra ao redor da suculenta para evitar que a raiz fique exposta e adoeça.

Decora com os pedriscos ou pedras de jardim e com algum outro objeto que tenha separado para esse fim. A beleza das plantas com a decoração do seu mini jardim darão ao seu cantinho, um ar de cuidado e capricho.

Quais os cuidados para que a suculenta esteja sempre bonita

Se você for do tipo que não entende nada de plantas, fique tranquilo. Vou colocar aqui algumas dicas que irão contribuir para a beleza das suas plantinhas e não é nada demais, afinal de contas, como já dito anteriormente, esse tipo é resistente e demanda cuidados fáceis de serem feitos.

O primeiro é limpar o local que abriga o seu mini jardim, Essa limpeza deve ser feita com pano seco e com a ajuda de uma escovinha para remover folhas secas e alguma sujidade. Outro ponto interessante é sempre modificar a decoração no recipente.

Os locais que você poderá colocar seu jardim ficará a sua escolha, já que elas não necessitam estar sempre sobre a luz natural ou maia luz, então mesas de centro ou de canto, prateleiras, racks, estantes, mesas de jantar, balcões da cozinha, varanda, cantinho da sala, do quarto e até mesmo do banheiro são ótimas opções para guardar seu pequeno jardim. A dica primordial é evitar excessos de umidade e regar ao menos duas vezes por mês em períodos menos secos e exceto os dias quentes de verão. No verão, a rega uma vez por semanadeverá ser suficiente para que as mudinhas não sofram com o tempo seco característico esssa estação.

Agora, vamos ver as ideias que separamos para te inspirar a criar um cantinho verde e cheio de vida e alegria para o lar.

Banheiro decorado com plantas

De @succulentcity

De @succulentsssss

De @goodmorningcactus

De @jacquelinehomegarden

De @momluvssucculent

De @momluvssucculent

De @joycefplantasdecor

De @momluvssucculent

De @momluvssucculent

De @succulentgardens

De @succulents.nursery

De @succulent_bliss

@succulent_bliss

De @terrarium_garden

De @viverdemorar

Envie seu comentário