Como fazer Sabão de Borra de Café! Ótimo para Limpeza pesada!

Como fazer Sabão de Borra de Café! Ótimo para Limpeza pesada!

Borra de café possui inúmeras utilidades para nós que somos donas de casa: desentope ralos, elimina o cheiro forte de alho das vasilhas e mãos, é um ótimo repelente, evita umidade, elimina cheiros do ambiente, dentre outras.

E fazer um sabão em barra de borra de café é excelente para limpar aquelas sujeiras mais difíceis. Então vamos te ensinar duas receitas, uma com soda e outra sem para você escolher.

Primeira receita de Sabão de Borra de Café

Ingredientes

3 litros de óleo usado já coado com uma peneira

500 gramas de soda cáustica (concentração de 96 – 99%)

500 ml de água morna

400 gramas de borra de café

2 colheres de sopa de açúcar (caso a sua borra de café já esteja com o açúcar, não vai precisar desse ingrediente)

corante alimentício marrom e essência a gosto

Modo de preparo

Num balde, coloque a soda junto com a água morna para dissolvê-la. Depois que tiver toda dissolvida, acrescente o óleo já coado e mexa bastante até que fique na consistência de um mingau.

Após chegar nessa consistência, acrescente a borra de cafe e mexa novamente para misturar.

Coloque um pouco do corante, mesmo que o seu sabão esteja na cor preta, porque depois que secar, ele vai clarear bastante e ponha também um pouco de essência, caso fique com um pouco de cheirinho de café.

Por fim, misture bem e coloque em vasilhas para deixar secar o seu sabão. Seca muito rápido, por isso fique bem atenta para não endurecer muito e dificultar o corte em barras.

Aguardar o tempo de cura para usar. No mínimo 1 semana!

Segunda receita de Sabão de Borra de Café

Ingredientes

2 barras de sabão glicerinado da Ypê

4 colheres de sopa bem cheia de borra de café

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

300 ml de álcool

Modo de Preparo

Numa panela, coloque o sabão ypê já ralado com 1 litro de água em temperatura ambiente. Antes de colocar a borra de café na panela, pegue mais 500 ml de água e coloque na vasilha que está a borra para dissolver, em seguida é só despejar na panela. Mexa bem para misturar os ingredientes e deixe descansando por 3 horas.

O sabão vai derreter nesse tempo, porém sugerimos que após esse descanso de 3 horas, leve a panela ao fogo para dissolver melhor. Depois de dissolvido por completo, retire do fogo para acrescentar os demais ingredientes.

Agora acrescente o bicarbonato ao poucos e vá mexendo para encorpar bem e começar a engrossar, depois coloque o álcool, aos poucos também e continue mexendo. Por fim, ponha nas vasilhas para secar! Se tiver com espuma, só borrifar um pouco de álcool.

Gostou? Compartilhe!

Envie seu comentário