Aprenda Como Fazer 6 Litros de Detergente Caseiro

Aprenda Como Fazer 6 Litros de Detergente Caseiro

Oi, genteee! Voltamos novamente com a nossa série de artigos de produtos feitos em casa para economizar nas compras e a receita de hoje é como fazer detergente caseiro que possa render 6 litros.

Nós gastamos muito comprando sabão em pó, amaciante, detergente, enfim, todos esses produtos que ajudam na limpeza seja da casa, seja de louças, seja de roupas, não importa, tudo isso pesa no orçamento.

Quanto mais soubermos fazer em casa esses produtos, vamos economizar bastante. É a chamada economia doméstica!

E esse detergente caseiro, embora seja muito fácil e simples de fazer, não perde a sua qualidade, pois dá muito brilho as suas louças e limpa super bem. Nós fizemos, testamos e aprovamos!

O que leva no detergente caseiro

1 barra de sabão (200 gramas) que é comprada no mercado

1 barra de sabão caseiro (opcional)

1 detergente transparente de 500ml

100 ml de vinagre transparente de álcool

5 litros de água, aproximadamente

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

3 colheres de sopa de sal de cozinha

3 colheres de sopa de açúcar

Como preparar o detergente caseiro

Em uma panela, coloque 1 litro de água e ponha as barras de sabão já cortadas, de preferência em pedaços bem pequenos e finos para facilitar derreter. Leve ao fogo até que derreta o sabão por completo. Possivelmente, irá espumar, mas não tem problema algum.

Em seguida, ponha numa bacia e acrescente o vinagre, mexa um pouco, depois coloque o bicarbonato de sódio, mas aconselhamos que vá despejando aos poucos e mexendo. Ele vai ajudar a engrossar um pouco o detergente caseiro que estamos fazendo, além de dá muito brilho as suas louças.

Acrescente o sal de cozinha, que ajuda a conservar o nosso detergente por mais tempo, e coloque também o açúcar, que possui o efeito de hidratar e evita que as nossas mãos fiquem ressecadas ao lavar as louças com o detergente caseiro. Mexa para diluir os ingredientes!

Por fim, acrescente o detergente que comprou no mercado e novamente mexa para misturar bem. Depois deixe descansando por 12 horas, no mínimo.

Após descansar, coloque no liquidificador para ajudar a bater o produto, depois o retorne para a bacia, acrescente mais 1 litro de água e faça a mistura batendo com o garfo. Esse processo de bater é como se tivesse batendo clara de ovo. Inclusive, a utilização do liquidificador é opcional, você mesmo pode bater com o garfo também, fica a seu critério.

Até esse momento, já rendeu cerca de 3 litros de detergente, acrescente mais ou menos 3 litros, até chegar o total de 6 litros. Mexa e depois coloque nos recipientes.

Vale sinalizar que essa mistura foi feita com duas barras de sabão, uma que foi comprada no mercado e outra caseira, porém você pode usar apenas uma barra só, de preferência a caseira. Há relatos de pessoas que usaram apenas a barra de sabão do mercado e não teve muito sucesso, por isso decidi acrescentar a barra caseira, o que fez o meu detergente ficar muito bom.

Mas vale a pena fazer, e depois que testar, comente com a gente se gostou.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Envie seu comentário