Como cultivar orquídeas?

Como cultivar orquídeas?

Como cultivar orquídeas deve ser a mesma pergunta feita por quem decidiu usar essa linda planta natural na decoração de um ambiente e não tem muita experiência nos cuidados de plantas naturais.

Acredito que seja unânime entre todos que um ambiente, seja sala, dormitório, banheiro ou cozinha, fica muito mais agradável quando decorado com uma planta, um vaso!

Embora haja muitas plantas artificiais que imitam com (quase) perfeição as naturais, há quem escolha cultivar em casa mesmo ou até apartamentos, plantas naturais.

E a orquídea é uma das preferidas nos últimos tempos devido a sua beleza quase indescritível. A apresentadora Ana Hickmann, por exemplo, já declarou sua paixão pelas orquídeas.

como cultivar orquídeas em casa

Como cultivar plantas em casa

Ter plantas em casa só nos traz benefícios que vão além de embelezar o ambiente. Ter flores em casa traz também cor, vida especialmente para locais muito sóbrios e frios!

Isso sem contar na capacidade que elas têm de limpar o ar purificando-o de todas as impurezas trazidas por causa da poluição e transformando-o em oxigênio pelo processo conhecido como fotossíntese.

Outra grande vantagem diz respeito a umidificação natural do espaço porque as plantas de um forma geral transpiram o que torna a qualidade do ar muito melhor para todos os habitantes daquele espaço!

Então vamos aprender como cuidar de uma orquídea para alegrar ainda mais nossa casa e tornar nosso espaço mais harmonioso, decorado e cheio de vida ?!

Dicas de como cultivar orquídeas em casa

Aqui vamos dar algumas dicas de <strong>como cultivar orquídeas</strong> pois para que sua planta fique saudável e cada dia mais bonita.

Muitas pessoas acreditam que para que suas orquídeas fiquem com saúde e viçosas é preciso a utilização de diversos produtos químicos e isso não é verdade.

Ficando atentos a alguns sinais que a planta revela e tendo alguns cuidados necessários é possível sim cultivá-las e deixá-las viçosas, lindas e saudáveis!

Dicas para cuidar de orquídeas

Há diferentes espécies de orquídeas porém, a maioria dessas flores vivem em ambientes de pouca luz, em meio a árvores e escondidas do sol entre folhas e galhos.

A primeira dica de<strong> como cultivar orquídeas</strong> que damos e escolher onde sua planta ficará. Usar um vaso de barro é sempre recomendável mas se optar por vasos de plástico, porcelana ou vido é bom ficar atento para que a planta não fique encharcada.

Ela deve ser molhada, no verão ou dias quentes, de duas a três vezes por semana. E no inverno, de uma a duas vezes por semana. Embora a orquídea goste de água, ela não deve ser molhada demasiadamente já que a principal causa de morte da espécie é justamente o excesso de água.

Pulverizar água na planta também a ajuda nos dias quentes mesmo naqueles vasos de orquídea decorativos que estão dentro de casa.

Nossa segunda dica é protegê-la da luz direta do sol pois o sol pode desidratá-las, então nada de deixá-las próximas a janelas de vidro que “bate” o sol com intensidade.

Quanto a adubagem, é recomendável o uso de abudos orgânicos como a torta de mamona e a farinha de osso.. Basta colocar o abudo em um canto do vaso para que seja dissolvido aos poucos ou durante a rega, assim a adubagem será feita conforme a aguá da rega for infiltrando na terra.

Esses adubos podem ser encontrados em casas especializadas.

O corte de galhos secos devem ser feitos por uma faca ou tesoura esterilizados com fogo antes do corte.

como cultivar orquídeas em apartamento

Vasos de orquídeas na decoração

Como já dito, a planta tem se tornado a preferida entre os decoradores profissionais ou amadores de plantão.

Hoje podemos ver ambientes que antes nunca receberam tantos cuidados assim no que se refere a decoração, com vasos de plantas, o que torna o ambiente ainda mais charmoso, porque não sei se vocês concordam, mas casa com plantas ficam ainda mais bonitas e pode ser qualquer planta mas por alguma razão, as orquídeas ganharam o coração de muita gente nos dias atuais podem fazer parte da decoração de qualquer ambiente!

Como cultivar orquídeas em apartamento pequeno?

Essa é uma pergunta bastante comum. É claro que é possível ter e cuidar bem de um orquidário em um apartamento pequeno e os cuidados são praticamente os mesmo ao que se refere aos cuidados da planta em casa.

É muito importante deixar as janelas do apartamento abertas para ventilação já que essa espécie gosta e precisa muito de ventilação e circulação do ar no ambiente e porque digo isso/ Simplesmente porque a maioria das pessoas de moram em apês optam por ficarem com as janelas e portas fechadas por consideraram a circulação do ar muito forte, porém elas necessitam de ventilação, claro que em boa dosagem.

Deve-se atentar também para aquelas especies mais sensíveis ou quando estão em período de floração. Nesses casos aconselhamos que o vaso seja retirado para um ambiente com maior proteção ao vento e assim que passar esse período, deverá ser colocado novamente para receber ventilação.

Espero que esse texto tenha te inspirado ainda mais e te feito suspirar por ter mais contato com a natureza e ainda alegrar seu lar! Porque são lindas mesmo e com certeza fazem toda a diferença em qualquer ambiente em que forem colocadas não é mesmo?! Lembre-se, a casa “da gente” diz muito a nosso respeito, por isso, deixe-a mais verde!

Não precisa muito para que a nossa casa fique bem cuidada. Um quadro, um espelho bonito, plantas, enfim já dão um charme e tanto então, se inspire!

Envie seu comentário