Caldo de Kenga – Delicioso e Muito Fácil de Fazer!

Caldo de Kenga – Delicioso e Muito Fácil de Fazer!

A receita de hoje é Caldo de Kenga… Quem é que não gosta de tomar um caldo bem delicioso, né?

Para quem não conhece, esse caldo é conhecido como caldo de kenga e por ter o frango desfiado como ingrediente principal, é que se faz essa associação da galinha com kenga, por isso o nome do caldo é esse e sua origem foi exatamente em Minas, o que o tornou um prato típico da região. E esse não é o único prato mineiro que trás um nome engraçado, tem também o caldo de pinto que é maravilhoso, que mais pra frente também vamos trazer a receita para vocês.

O que interessa agora é falar dos ingredientes do caldo de kenga e como prepará-lo. Anote aí:

Ingredientes:

Água

Meio quilo de peito de frango

500 gramas de mandioca

500 gramas de cenoura

1 tablete de caldo de galinha

5 dentes de alho amassados

2 cebolas médias picadas

1 copo de 200 ml de milho verde

1 caixinha e meia de creme de leite

1 copo de 200 ml de bacon picado

cheiro verde, coentro, pimenta do reino e sal a gosto

Torresmo

Modo de preparo:

Esse caldo é bem fácil de fazer, em uma panela coloque um pouco de manteiga para dourar 1 cebola. Eu particulamente prefiro manteiga, mas se preferir, pode dourar com óleo de soja. Assim que tiver bem dourada, acrescente o frango picado e a mandioca, depois ponha sal, pimenta do reino e coentro a gosto para em seguida colocar meio litro de água e deixar cozinhar.

Depois que tiver cozido, retire o frango para desfiá-lo e bata liquidificador o que ficou na panela, que foi a mandioca, a cenoura e o própria água do cozimento. Reserve-os

Em uma outra panela, ponha o alho e a outra cebola para dourar na manteiga ou no óleo. Coloque depois os bacons e frite-os e assim que tiver bem fritinhos, acrescente o frango desfiado e deixe fritar um pouco mais para então acrescentar a mistura (do liquidificador) e o caldo de galinha. Se precisar, pode pôr um pouco mais de água. Quando tiver fervendo, ponha o cheiro verde, o milho e o creme de leite. Deixe no fogo por mais 1 minuto aproximadamente e desligue.

Pronto, seu caldo de kenga está prontinho para servir com torresmo. É um delícia!

Envie seu comentário