Barrilha Leve Caseira – Como fazer! Muito fácil

Barrilha Leve Caseira – Como fazer! Muito fácil

Para quem não sabe, BARRILHA LEVE é o carbonato de sódio e serve para elevar o PH, por isso é bastante usada na água da piscina, porém, também é utilizada em receitas para fazer sabãos, detergentes e alvejantes, ou seja, a barrilha é ótima para o uso em várias misturinhas caseiras para fins de limpeza doméstica, contribui bastante para que esses produtos de limpeza criem muita espuma, os tornando bem mais eficiente.

Este produto é facilmente encontrado pronto nessas lojas que vendem produtos de limpeza de piscinas, mas é muito fácil fazer em casa, por isso vamos te ensinar como fazer barrilha leve caseira.

Vamos começar te contando uma das formas de se fazer o carbonato é a partir do bicarbonato de sódio. Isto é, vamos transformar o bicarbonato em carbonato de sódio. Então, a quantidade que irá usar de bicarbonato vai depender da quantidade que deseja de carbonato, lembrando que nessa decomposição, a gramatura da barrilha leve ficará inferior a quantidade de gramas do bicarbonato que foi usado, ou seja, a cada 168 gramas de bicarbonato se perde cerca de 62 gramas na transformação.

Vale ressaltar, antes de tudo, que sempre que for usar essas substâncias químicas, é de extrema importância o uso de máscara para evitar inalar o produto, por ser tóxico. Então, vamos ao passo a passo que é super simples.

Em uma panela, coloque o bicarbonato na quantidade desejada e leve ao fogo baixo e fique mexendo com uma colher de pau até que fique um tipo de sal bem leve. Não pare de mexer para que todo o bicarbonato por igual seja bem aquecido.

Observe que nesse processo de aquecimento, o bicarbonato irá borbulhar e é nesse momento que esse processo químico de decomposição se inicia. Continue mexendo até que pare de borbulhar, ou seja, estará bem mais leve. Assim seu carbonato de sódio estará prontinho. Armazene em um frasco com tampa e o mantenha em um local com temperatura fresca.

Viu como é super simples?

Se gostou desse artigo, dê uma olhada no outro que escrevemos ensinando como fazer sabão caseiro a partir de um óleo usado.

E não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Envie seu comentário