Bancada de Madeira: como fazer e deixar sua Cozinha com cara de Gringa

Bancada de Madeira: como fazer e deixar sua Cozinha com cara de Gringa

Oii gente, hoje o artigo vai tratar de um assunto que tem se tornado cada vez mais comum entre aqueles que estão iniciando uma reforma ou decoração. Falaremos sobre as bancadas de madeira na cozinha ou pia amadeirada, como é mais comum. A ideia é trazer dicas e inspirações de Bancada de Madeira: como fazer e deixar sua Cozinha com cara de Gringa. Isso mesmo, mas calma, você já vai entender.

Como sempre, claro que traremos muitas inspirações de cozinhas com esse tipo de bancada que aliás é realmente muito bonita, porém antes de tudo,  falaremos a respeito das vantagens e desvantagens para que no momento da escolha você tenha certeza que esse estilo de bancada combina com o seu estilo de moradia e vida.

A primeira pergunta que sempre fazem é se a bancada ou a pia da área molhada pode ser feita com MDF comum, como estes que fazem os planejados ou as bancadas secas e a resposta é não! Para esse tipo de bancada, é necessário uma madeira mais resistente. Há uma lista de madeiras recomendadas para esse tipo de bancada,  entre elas temos ipê, eucalipto, tauari e a teca.

Da lista de madeiras recomendadas para esse tipo de bancada, uma das mais utilizadas devido à sua alta durabilidade tanto com relação a questões de umidade quanto de tempo é a madeira teca. Aliás essa madeira foi muito utilizada na construção de grandes embarcações. A tonalidade da madeira teca é um tom mais acobreado, puxando para um marrom, entretanto, o verniz utilizado poderá modificar a cor.

Outra dica muito importante é quando for comprar, adquirir essa madeira para a construção ou confecção da bancada é com relação a certificação de legalidade da madeira. Pensemos em sustentabilidade, e adquirir madeira certificada legalmente é uma de contribuir com o meio ambiente.

Desvantagens da bancada de madeira:

Cuidado com esse tipo de bancada precisa ser redobrado ou seja se cair algum líquido a dica é que seja limpo imediatamente. Para apoiar panelas quentes e até mesmo cortar vegetais frutas o ideal é que você utilize sempre uma tábua de especifica para corte. Com relação a limpeza a ideia é a não utilização de produtos químicos abrasivos. Um detergente neutro e um pano úmido já fará bem o seu papel de limpeza nesse tipo de bancada.

Vantagens da pia de madeira

Embora aqui no Brasil, esse tipo de bancada tenha ganhado os corações nos últimos tempos, ela é muito mais comum nos países do Norte como Estados Unidos e países da Europa, portanto é um tipo de bancada que combina muito bem com os estilos escandinavos, minimalistas, boho chique provençal.

Outra vantagem é que além de ser esteticamente muito bonita e trazer aquela sensação de aconchego que as madeiras trazem, ela tem um bom custo-benefício já que tem o preço equivalente a um granito padrão e é mais barata do que as pedras sintéticas e os mármores.

Já com relação a manutenção, ela precisa passar por uma revitalização, com certa frequência, para manter a beleza e a durabilidade. Essa manutenção se resume a impermeabilização com resina epóxi, assim você terá uma bancada “nova”, conservada e linda de tempos em tempos, o que acaba sendo uma vantagem, já que muitas pedras não dão essa possibilidade.

Para combinar com os planejados, na maioria das vezes as pessoas  optam por branco, pela combinação amadeirado e branco ser perfeita, mas os tons de madeira são  neutros e ficam bem com preto, azul, verde, cinza entre outros.

Particularmente, recomendamos esse tipo de bancada para quem tem bastante cuidado ou não usa muito e quer uma cozinha com “cara de gringa”. Vamos ver as inspirações?! São lindas!

Fonte @apedemadeira

Fonte @cantinhodamari201

Fonte @casadepraiana

Fonte @adelfiazampella

Fonte @3decorando

Fonte @minhacasaemobra

Fonte @casinhadakath

Fonte @casadasaos20

Fonte @apartamentodehomem

Fonte @aleiladecora

Envie seu comentário