12 ideias de cortinas: Tecidos, cores, estilos e novas tendências

12 ideias de cortinas: Tecidos, cores, estilos e novas tendências

As cortinas são capazes de fazer uma verdadeira transformação nos ambientes da nossa casa. Vestir janelas, garantir nossa privacidade e controlar a luminosidade são as funções básicas das cortinas; mas seu poder no complemento da decoração é tão forte quanto a escolha de seus móveis.

Com certeza as cortinas podem transformar o visual de um ambiente. Longas, curtas, lisas ou estampadas, elas têm funções diferentes para manter o visual e o conforto dentro do seu lar.

Defina o objetivo da cortina no espaço escolhido

A escolha do modelo de cortina ideal para o ambiente depende essencialmente do seu objetivo. É importante saber qual será o seu papel no visual do ambiente: garantir a privacidade, controlar a iluminação ou somente decorar o cômodo e dar aquela sensação de aconchego.

Cor, tecido e comprimento

Depois de definido o objetivo, é possível escolher a cor, o tecido e o comprimento ideal.

A cor irá depender da paleta da paleta de cores do seu ambiente. Se preferir, ouse, crie e faça diferente, não precisa ficar só no básico.

O tecido, caso seja apenas decorativo, pode-se optar pelo Voil, que é mais translúcido, o ambiente fica super aconchegante, dando aquela sensação de leveza e fluidez.

Agora se quiser que o ambiente fique um pouco escuro em determinadas horas, pode-se contrapor com outro tecido mais “pesado”, que tem a finalidade de escurecer, como o linho, o cetim ou o veludo. A cortina blackout é uma ótima opção para quem quer bloquear totalmente a entrada de luz, pois ela deixa o ambiente bem escuro e isolado.

Em relação ao comprimento, o ideal é que ela vá até o piso, porém vai do que você preferir.

O varão da cortina

A maior vantagem dos varões é que eles são fáceis de instalar, têm um valor accessível, são fáceis de limpar ou substituir por outro modelo, além de combinar com qualquer tipo de decoração e fica muito lindo né gente?!

Dica para quem for lavar a cortina em sua casa

Se você optar por fazer a higienização das cortinas em casa, escolha modelos de cortinas com tecido 100% sintético. Tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas para não se estragarem.

Confira com a gente 12 modelos de diferentes de cortinas

  1. Cortina convencional presa sobre varão metálico

      2. Cortina de tecido bege com acabamento de pregas

   3. Cortina com acabamento escondido

 4. Cortina de seda na cor cinza

5. Cortina para separar ambientes

  6. Cortina para quarto infantil

 7. Cortina de voil para sala pequena ou escritório

  8. Para cozinha pode optar por uma persiana

9. Cores para dar vida no cômodo

   10. Persiana e linho em diferentes tons para complementar o ambiente

   11.Cortina blackout

12.Cortina Rolô

Esses modelos de cortina possuem um mecanismo especial que permite que elas fiquem ocultas quando abertas. As cortinas rolô unem a beleza de um modelo tradicional à praticidade da persiana e se integram à decoração de forma natural.

Bom meninas, espero que tenham gostado. Compartilhem em suas redes sociais e comentem o que acharam desse artigo.

Envie seu comentário